Curso online de Musculação do Iniciante ao Avançado

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Quer queimar calorias? Veja as aulas que queimam mais calorias na academia!




Quando a intenção é queimar o maior número de calorias possível, a academia pode fornecer diversas aulas para atingir esse objetivo. Com tantas opções disponíveis, talvez fique difícil escolher aquela que mais atenda a cada necessidade. O segredo é procurar atividades praticadas em intensidade moderada que possam ser realizadas por um período maior de tempo. “O que determina a eficiência do exercício na perda de calorias é a maior duração e a quantidade de músculos trabalhados”, afirma Eduardo Netto, diretor-técnico da academia Bodytech. Segundo ele, o ideal é manter o treino por mais de 12min para que o principal substrato energético do corpo seja a gordura. Já a personal trainer da academia Reebok Andrea Martins de Oliveira acredita que os resultados são melhores quando a prática excede os 20min: “A queima de gordura vai ser mais intensa por causa do aumento da frequência cardíaca. Mas prefira permanecer a uma intensidade moderada para que seja possível sustentar a atividade física por mais tempo”. Como montar o programa certo – Os trabalhos aeróbios devem ser realizados ao menos três vezes por semana, alternando os tipos de aulas em cada sessão para que o organismo não se acostume e estimule os músculos de diferentes formas. “Além disso, procure incluir dois dias de musculação em sua rotina semanal. Apesar do gasto calórico ser menor, irá ajudar a fortalecer e prevenir o surgimento de lesões”, indica Andrea. De acordo com a coordenadora de musculação da academia Ecofit Renata Duran, as atividades aeróbias realizadas de forma contínua auxiliam na perda imediata de calorias. “Porém, apesar de não ser uma atividade aeróbia, a musculação também tem sua importância. O gasto calórico vai ser menor, no entanto, o corpo precisará de energia para se recuperar no pós-treino”, explica. Confira a atividades que mais queimam calorias: Running class: aula de corrida em grupo realizada em esteiras que promove enorme gasto calórico, simulando variações de velocidade e inclinação. Utiliza grandes agrupamentos musculares, trabalhando o corpo como um todo. Gasto calórico: 450 Kcal em média (45min) Spinning: aulas de bike que simulam um passeio na rua, com descidas e subidas. São trabalhadas variações de velocidade, posição e carga. Os principais grupos musculares envolvidos são a parte anterior e superior da coxa. Gasto calórico: 450 Kcal em média (45min) Jump: são movimentos coreografados em que a pessoa tem de pular sobre minitrampolins. A sobrecarga está focada nos membros inferiores, mas também proporciona trabalho abdominal ainda que em menor escala. Gasto calórico: 450 Kcal em média (45min) Circuito: corresponde a séries de exercícios de musculação consecutivas, isso é, partir de um aparelho para o outro ininterruptamente. Para que o gasto calórico seja considerável, o ideal é trabalhar com intensidades maiores. É preciso criar uma sequência de exercícios e repeti-la algumas vezes. Por exemplo: 15 repetições de exercício para peitoral, 15 repetições para quadríceps, 15 repetições para paradorsal, 15 repetições para os glúteos, 15 repetições para o abdome e, por fim, 2min de trote na esteira. Gasto calórico: 400 Kcal em média (30min) Muay thai: tipo de luta que mistura caratê e boxe, exigindo grande quantidade de energia. Trabalha tanto o agrupamento de músculos inferiores quanto superiores. Gasto calórico: 480 a 520 Kcal em média (50min) Natação: solicita prioritariamente membros superiores – 80% do trabalho realizado – e tem a vantagem de não apresentar nenhum impacto para as estruturas do corpo. Gasto calórico: 360 a 370 Kcal em média (50min) Hidroginástica: coreografia dentro da água que utiliza determinados equipamentos como caneleiras, halteres ou espaguetes. Esses acessórios proporcionam aumento da intensidade do treino e maior solicitação dos músculos. Dependendo do enfoque, o trabalho pode ser aeróbio e muscular ao mesmo tempo. Gasto calórico: 300 Kcal em média (45min) Core: exercícios feitos utilizando uma plataforma. Inclui movimentos de abdominal, flexão de braços e até mesmo simulações de gestos de lutas. Gasto calórico: 500 a 600 Kcal em média (30min)


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