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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Qual é o principal fator de sucesso de uma academia?




Se enumerarmos os principais fatores de sucesso de uma academia pelo impacto que causam em uma organização, em primeiro lugar falaremos sobre as pessoas e, depois, sobre a estratégia de comunicação utilizada para lidar com os clientes. As máquinas, equipamentos e a estrutura são indispensáveis para isso, mas não são fundamentais. Pessoas são o principal fator de sucesso de uma academia.

Em outras palavras, mudando a atitude da equipe – tornando-a muito mais comprometida – atingiremos um impacto gigantesco junto aos nossos clientes, garantindo uma grande satisfação. Se trocarmos todas as máquinas por equipamentos de última geração, provavelmente também teremos muitos clientes satisfeitos, mas este não será um fator de sucesso definitivo. As máquinas e equipamentos são a ferramenta mínima para fazermos algo, mas isso se dá através de pessoas.

 
Uma experiência simples pode nos mostrar a relevância delas: coloque os melhores equipamentos em uma academia e retire as pessoas. Retire todos os profissionais e observe o resultado. Agora, faça o contrário: tire todas as máquinas e coloque os professores motivados e treinados. Utilize um simples pesinho e um colchonete para as atividades e observe como é possível ter clientes mais satisfeitos.

 
Atualmente, existem as academias smarts, que oferecem pouquíssimo serviço e máquinas sofisticadas em grande quantidade. Elas são um exemplo disso, pois funcionam apenas para pessoas que já conhecem seu treino e já estão acostumadas com a atividade física, mas não foram fidelizadas em um local ou em uma organização específica. Elas se tornaram fiéis à atividade física, mas não a uma academia, nome ou organização.

Por outro lado, podemos fazer o caminho inverso. Ter uma academia com equipamentos e estrutura medianos, e fazer do atendimento, do acompanhamento e da interação dos profissionais com os clientes uma experiência diferenciada. Desta forma, observaremos que será possível agregar muito mais valor à academia.

Embora a tendência das academias smarts surja com força, os empreendedores que oferecem serviços diferenciados em suas academias não precisam se preocupar com este tipo de concorrência, pois não perderão mercado.

Se o cliente estiver sendo acompanhado, os profissionais estiverem comprometidos e acompanhando as expectativas deste cliente, ele jamais deixará de ser bem atendido para ir a um lugar onde não existe atendimento algum, como ocorre nas smarts. Mas, se o serviço diferenciado não é entregue, então, o gestor terá problemas.

As academias sem atendimento visam um cliente diferenciado, que já está preparado, praticamente um atleta, um autodidata ou, pelo menos, um esportista. E estes clientes representam um número inferior a 3% da população. Ou seja, os outros 97% da população são pessoas que precisam, ou pelo menos desejam algum tipo de acompanhamento.

Portanto, uma academia com serviços tem 97% do mercado, enquanto uma academia com máquinas e sem serviços, tem apenas 3%. Pouco produtivo é fingir que os serviços são oferecidos, cobrar por isso e não oferecê-los. Neste caso, com máquinas e serviços ruins, a academia certamente perderá clientes para aquelas que disponibilizem máquinas boas, mesmo que não ofereçam serviços.

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