Curso online de Musculação do Iniciante ao Avançado

sexta-feira, 26 de julho de 2013

10:00:00

Saiba mais sobre o Kettlebell





Quer fortalecer os músculos, ganhar mais flexibilidade, força, equilíbrio corporal e, de quebra, aumentar o seu condicionamento físico? Experimente o kettlebell, um acessório de peso para te ajudar a queimar calorias e ficar saradíssima. Já está mais do que comprovado que a melhor maneira de queimar gordura é com treinos intervalados de alta intensidade, e a modalidade oferece exatamente isso aos seus praticantes.

Como o kettlebell possui o seu centro de gravidade na própria bola, isso abre a possibilidade de se executar movimentos de simulação de arremesso e de potência, no entanto, a bola de aço nunca é solta. Essasequência de movimentos acompanhada do peso faz com a musculatura seja mais exigida do que em outros treinos. Ou seja, os movimentos geram uma integração muscular que estimulam o sistema nervoso a utilizar as articulações do quadril, joelho e coluna vertebral, da melhor maneira possível, tornando as tarefas do dia-a-dia mais fáceis. Outro benefício do esporte é que ele melhora a postura e ainda diminui dores nas costas.

Para você entender um pouco mais sobre okettlebell, o personal trainer Carlos Klein explica como o treino funciona.

O que é kettlebell e qual o seu conceito? Como surgiu essa atividade física?

O kettlebell ou Girya, como é chamado em russo, é uma bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular. A característica singular deste equipamento é que o centro de massa se encontra fora da mão do praticante, o que possibilita a realização de movimentos balísticos, que promovem uma integração muscular não encontrada em outros equipamentos de fitness.

Qualquer pessoa pode praticar a modalidade?

Qualquer pessoa que não tenha nenhum tipo de lesão corporal e que esteja liberado para a prática de atividades físicas pode usar o kettlebell. Apesar disso, é necessário prestar atenção no peso do equipamento e usar aquele que não ultrapassa os limites que o corpo aguenta. Para os iniciantes, é importante o acompanhamento de um personal trainer ou uma aula em grupo, porque é necessário manter uma postura correta para evitar algumas lesões. Agora, se a pessoa já estiver em um estado de treino avançado, ela pode fazer sozinha.

Quais vantagens que o método oferece quando comparado com outras modalidades de treino?

O treino com kettlebell pode ser feito em qualquer lugar, pois ele é fácil de ser transportado. Outra vantagem é a capacidade de sequenciar diferentes exercícios de forma harmoniosa, sem deixar o peso de lado em nenhum momento, o que torna a sessão de kettlebell training desafiadora e gratificante.

Quais os diferentes exercícios que podem ser realizados com kettlebell?

O treino com este equipamento proporciona a realização de movimentos de arremesso (balísticos) e potência.

Quais músculos são fortalecidos?

Todos os músculos do corpo são trabalhados em uma única sessão de kettlebell.

Mesmo depois de todas essas informações, ainda precisa de uma motivação extra para testar um novo esporte? Então, lá vai: cada treino queima em média 500 calorias. Precisa de mais?

Por Paula Perdiz

sexta-feira, 19 de julho de 2013

17:31:00

Os fundamentos do Wellness



Atualmente, ouve-se falar sempre mais frequentemente do conceito de Wellness, geralmente definido como um "estilo de vida orientado para o bem-estar", no sentido mais amplo da palavra, incluindo tanto os aspectos físicos quanto aqueles psíquicos. Para ter uma maior consciência do significado de Wellness, veremos agora quais são as suas componentes essenciais.

Atividade física e exercício

Attività fisica ed esercizioEmbora "atividade física” e “exercício” sejam conceitos diferentes, se considerarmos o primeiro como qualquer forma de movimento e o segundo como um tipo de movimento mais estruturado, realizado com finalidades específicas, ambos representam elementos fundamentais do Wellness. Sem eles, com efeito, é impossível alcançar o bem-estar psicofísico.
No “World Health Report 2002”, relatório sobre o estado de saúde da população do planeta, a Organização Mundial da Saúde evidencia e enfatiza os riscos ligados à vida sedentária, identificada como factor de risco primário para o desenvolvimento de graves doenças cardiovasculares, patologias crónicas como diabetes e até alguns tipos de cancro.
“Move for Health” é o significativo slogan que a OMS escolheu para promover a prática duma actividade física moderada mas constante como "remédio" natural e eficaz, capaz de assegurar saúde e longevidade. Os nutricionistas também, em suas orientações, nunca deixam de dar grande relevância à incidência dum estilo de vida activo sobre a saúde geral dos indivíduos.

Alimentação

AlimentazioneO “World Health Report 2002” evidencia que a combinação entre inactividade física e má alimentação aumenta as probabilidades de obesidade, hipertensão e hipercolesterolemia, que predispõem ao surgir de numerosas doenças.
Na base do Wellness, portanto, não pode senão haver também uma alimentação equilibrada e completa. Para estar em plena saúde, o nosso organismo necessita dum aporte balanceado de hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas, sais minerais e água. Conhecer a qualidade e a quantidade dos alimentos que ingerimos, mais do que o número das calorias, é essencial para saber com qual frequência e de que forma consumi-los para nos alimentar de forma sadia.

Hábitos de vida

Abitudini di vitaPoucas horas de actividade física ou de exercício por semana não podem fazer milagres, se continuarmos a seguir hábitos de vida não salutares, como fumar, beber alcoólicos e dormir pouco. Especialmente, ressalta-se a importância sempre maior que é atribuída ao tempo dedicado ao sono e à sua qualidade.
Actividade física e exercício são de grande ajuda para modificar os hábitos negativos, permitindo uma mais rápida percepção dos benefícios que derivam da sua correcção. Por outro lado, o adquirir hábitos salutares aumenta a sensação de eficiência na vida quotidiana e predispõe para a actividade física e o exercício.

Relação com os outros

Relazioni con gli altriA plena realização da dimensão afectiva e emocional é, obviamente, um aspecto basilar e determinante rumo à conquista do Wellness. Sentir-se bem consigo é o primeiro passo para viver em serenidade e equilíbrio a relação com os outros.
Instaurar e manter relações autênticas como a amizade e o amor certamente nos trará energias positivas que são fundamentais para vivermos satisfeitos e felizes.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

17:23:00

A expansão do mercado de fitness e wellness no mundo e no Brasil



O contexto da economia capitalista gerou transformações no mundo do trabalho, que repercutiram nas academias de ginástica gerando várias transformações: aluno torna-se cliente, a mercadoria não é produzida para o consumo, mas para venda; o educador físico passa a ser um vendedor15.
    Uma tendência fundamental nesse processo é a mudança na visão adotada pelas academias ao deixar de enfocar o conceito de fitness e passar a enfocar o conceito de wellness15O termo fitness está associado à capacidade de realizar atividades físicas e promoção de condicionamento físico. Sob esse termo se enquadram as academias mais tradicionais que oferecem apenas atividades como ginástica aeróbica, alongamento e musculação16. As academias de ginástica surgiram tendo essa finalidade, tanto é que os donos das pri­meiras academias muitos deles eram halterofilistas, atletas, ou pessoas que, em geral, estavam envolvidas em práticas corporais. Com o desenvolvimento do ramo das aca­demias de ginástica como negócio, ou seja, com a boa capacidade de acumulação de capital apresentada pelas academias de ginástica, a visão antes restrita ao fitness foi se ampliando e aos poucos foram sendo aglutinados outros enfoques para atingir seu mercado de forma mais eficaz e também ampliar seu público alvo15. Surge o wellnessque parte de um entendimento mais amplo de bem-estar, incluindo aspectos emocionais, sociais, físicos e intelectuais, remodelando o conceito das antigas academias para centros de bem-estar, ampliando a gama de atividades como yoga, dança, shiatsu, lanchonete e restaurantes com comidas balanceadas16.
    Essa mudança de enfoque do fitness para o wellness acompanha, portanto, a consolidação e o desenvolvimento das academias como um negócio15. Dessa forma, a cada dia cresce o mercado de fitness e wellness impulsionado pelos que procuram melhor qualidade de vida e saúde e por aqueles que anseiam os padrões de beleza valorizados pela sociedade17.
    O mercado mundial de academias de ginástica e condicionamento físico é liderado pelos EUA, onde cerca de 13% da população – 33 milhões de pessoas – frequentavam estes estabelecimentos em 2000. Em dados de 2003, esta participação correspondia a 23000 academias de health and sportclubs que somavam em faturamento 12,2 bilhões de dólares. A segunda posição no mercado de fitness, em 2006, era ocupada pela Inglaterra, cujo giro financeiro se situava próximo a US$2,4 bilhões / ano, porte similar ao mercado alemão ocupante da terceira posição18.
    No Brasil, há dez anos, havia um número de pessoas abaixo da linha de pobreza, o que tornava difícil falar de negócios de malhação em um país onde a população muitas vezes não tem o que comer19. Apesar deste contexto, segundo Bertevello18, em 2006, o Brasil ocupava o quarto lugar no mercado de fitness com um faturamento anual, naquela época, de US$1,2 bilhões.Segundo estimativas da Associação Brasileira de Academias (ACAD), no ano de 2004, as 7 mil filiadas atendiam a um público de aproximadamente 5,6 milhões de pessoas17. A partir do ano de 2007, duplicaram o número de academias existentes no país, passando de 7 mil estabelecimentos para mais de 14 mil, segundo dados da International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA). Esse crescimento deve-se ao incremento da qualidade de vida, que aos poucos levam as pessoas a ter acesso a políticas de bem-estar e saúde19.
    O aumento da longevidade no Brasil, as políticas de prevenção de doenças e as campanhas de esclarecimento também tem colaborado para intensa procura dos produtos wellness. Os consumidores já veem a melhoria de hábitos alimentares como um investimento que representa economia em tratamentos médicos e proporciona melhor performance nas atividades pessoais e profissionais20.
    O segmento das academias de ginástica também vem passando por uma mundialização em seus investimentos, bem como o surgimento de gigantescas cadeias corporativas que deslocam seu capital para diversas partes do mundo, configurando-se como verdadeiras empresas multinacionais16.
    A atividade econômica do esporte/práticas corporais vem gerando no Brasil cerca de 41 bilhões de reais, o que corresponde a 2% do PIB. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a indústria de artigos esportivos faturou em 2006 na faixa de 27,7 bilhões de reais em indumentária, calçados, acessórios, equipamentos importados, alimentos, bebidas e vitaminas16.
    O levantamento realizado pela ACAD em 2003 mostrou que a mensalidade média nas academias era de R$55, 00, sendo arrecadados R$1,5 bilhões por este setor. No período relativo aos anos de 1999 e 2000, houve um crescimento de 12,3% ao ano. Esse número em 2003, já correspondia a 55,6%. Em resumo, é indiscutível a grande escala e ritmo de crescimento do mercado brasileiro de academias18.
    Neste contexto é importante conhecer o perfil do praticante de atividade física brasileiro e qual tipo de atividade/atendimento buscam nesses estabelecimentos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

14:22:00

Aula com trapézio ajuda a queimar até 600 calorias em uma hora



jukari-600
Jukari. Memorize esse nome. Afinal, assim foi batizada uma aula que promete enxotar 600 calorias em uma hora. 

A modalidade que já tem adeptas nos Estados Unidos e China, é resultado de uma parceria entre a Reebok e o Cirque du Soleil. A palavra Jukari, de origem siciliana, significa brincar e é exatamente essa a mensagem da aula, a de uma divertida brincadeira como nos tempos de criança – exceto pelo sufoco e disciplina que exige.

As aulas, ministradas por professoras treinadas, trazem uma série de exercícios para serem praticados com o auxílio de um trapézio. Embora intimidador, quem pratica afirma que os exercícios são fáceis e acessíveis. O Jukari fortalece e alonga o corpo, melhora o sistema cardiovascular e ainda aumenta o equilíbrio. Quer mais? A melhor notícia é que faz tudo isso enquanto chapa sua barriga, graças ao treinamento abdominal. Também há um gasto grande de calorias por aula (entre 300 e 600), além do trabalho de todos os grupos musculares.

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