Curso online de Musculação do Iniciante ao Avançado

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

17:35:00

Ballet fitness queima até 790 calorias em apenas 30 minutos



Quem acredita que uma barriga tanquinho só se conquista com musculação está muito enganado. Aos 36 anos, Betina Dantas tem um físico invejável, muito sarado e sem celulites, conquistado com o ballet fitness, técnica desenvolvida por ela mesma que tem adeptas como as blogueiras fitness Gabriela Pugliesi e Carolina Magalhães.

Betina, que é bailarina profissional e  educadora física, explicou como surgiu a ideia de unir esta dança clássica e delicada com os exercícios de academia que tonificam o corpo.

"Eu dava aula de balé para crianças em uma grande academia e via as mães das meninas esperando horas até o curso acabar. Aí pensava: 'Vão malhar! Vocês estão dentro de uma academia e ficam horas aí sentadas!'. Elas diziam que tinham pavor de musculação e academia, mas que se eu desse uma aula pra elas de ballet adulto, elas fariam.  Aí decidi usar os movimentos do ballet que ajudavam a fortalecer e a tonificar e criei o Ballet Finess, pois eu sabia e sentia no corpo como os movimentos e exercícios do Ballet definiam o corpo.  Como sou educadora física também, este conhecimento me ajudou a criar a dinâmica da aula. Comecei a pensar assim: 'pliê com agachamento ajuda a tonificar os glúteos, então vamos fazer uma sequencia'. O foco é o glúteo redondinho e uma barriga seca, falo que é a 'aula do biquíni'".

Segundo a especialista, a transformação no corpo da mulher, se aliada a uma boa alimentação, é fantástica e em pouco tempo já se consegue ver grandes transformações. Em apenas 30 minutos, dá para perder quase 800 calorias!

"Após um mês de aulas, já dá para perceber a diferença no corpo. Uma pessoa que faz aulas no níveo avançado, por exemplo, chega a gastar até 794 calorias em apenas meia hora. Falo isso com embasamento na medicina esportiva. Minha aula foi monitorada pelo Dr. Franz Burini, médico do esporte e pelos laudos, descobri todos os benefícios da minha metodologia. O ideal é que se pratique 2 a 3 aulas por semana e elas substituem a musculação - já que tem um fortalecimentos muscular muito intenso".

O ballet fitness também é uma boa opção para quem não gosta de rotina e acha a dinamica da musculação algo muito monótono e repetitivo.

"A técnica do ballet fitness mistura exercícios do Ballet clássico, como a barra, com exercícios específicos de fitness, como flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Também nunca faço uma aula igual a outra e mudo sempre os exercícios para não desestimular o aluno".

Fonte: UOL
17:33:00

Modalidades de fitness que vão fazer sucesso em 2014


As modalidades de fitness que vão fazer sucesso em 2014

Lista elaborada por entidade americana destacou o crossfit como a principal atividade do ano

Vivian Carrer Elias
Academia: treino de alta intensidade, musculação e ginástica funcional serão destaques em 2014

Academia: treino de alta intensidade, musculação e ginástica funcional serão destaques em 2014 (Thinkstock)

Verão após verão, uma multidão de brasileiros corre às academias em busca de quilos a menos e músculos a mais. Para fisgar os alunos estreantes, e reter os antigos, as academias lançam modalidades, que, rodeadas de promessas, conquistam adeptos. Foi assim com o spinning, o pilates e, mais recentemente, a zumba. Quando a moda passa, novas atividades precisam ser alardeadas.

Uma das principais referências das academias para o que vai crescer ou cair em desuso no fitness é uma lista anual elaborada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva. Desde 2006, o órgão revela quais aulas devem se destacar no ano, além de fazer um balanço sobre o crescimento ou declínio das modalidades.

As tendências de 2014 foram definidas a partir de enquetes com 3 800 profissionais em mais de 35 países, inclusive o Brasil. No topo do ranking está o crossfit, ou treino intervalado de alta intensidade, caracterizado por aulas de curta duração (30 a 60 minutos) com exercícios intensos e pequenos períodos de descanso entre eles.

O crossfit tem conquistado seguidores com a promessa de promover ganho de massa muscular e perda de gordura em pouco tempo. Segundo médicos, a modalidade deve ser praticada por quem já tem bom condicionamento físico, fruto de anos de prática esportiva regular. Para atletas de primeira viagem, o crossfit é um convite a lesões e frustração – desanimados por não acompanhar o pique exigido, muitos alunos podem voltar ao sedentarismo.

1. Treino livre: usa o peso do corpo, ao invés de cargas. É uma das maneiras mais baratas e eficientes de se exercitar.

2. Treino de força: mais do que hipertrofiar, hoje os treinos de força são usados para manter a força e a resistência e também por quem estáse recuperando de uma doença ou cirurgia.

3. Programa de resultados: combina atividade física e orientação nutricionais com o foco na perda de peso. Algumas academias famosas, como a Bioritmo e a Competition, já oferecem programas como esses.

4. Programa de atividade física para idosos: já uma tendência no Brasil há alguns anos, visto que cada vez mais pessoas acima dos 50 anos procuram academias para cuidar da saúde.

5. Treino funcional: pelo que se percebe, continuará em alta em 2014. Ajuda a melhorar a força, coordenação motora, equilíbrio e resistência. Mais ainda: melhora a capacidade de as pessoas executarem as tarefas do dia a dia.

6. Personal training em grupo: a onda, agora, será reunir grupos de duas a quatro pessoas sob a orientação de um personal.

7. Ioga: não importa a linha nem o tipo de aula, a ioga continuará a toda em 2014.

8. Exercícios para crianças: é de pequeno que se cria bons hábitos, especialmente em relação à prática de atividade física. Dado que a obesidade infantil é a nova praga no mundo, será uma forte tendência o desenvolvimento de aulas e programas para os pequenos.

9. Ginástica laboral: a ideia é melhorar a saúde dos trabalhadores.

10. Core training: exercitar e fortalecer o core bombará em 2014. Além de melhorar a postura, ter o core fortalecido melhora a estabilidade.

11. Atividades outdoor: canoagem, SUP, não importa. Uma das ondas para o ano de 2014 é se aventurar fora da academia.

12. Circuit training: uma das maneiras mais divertidas de se exercitar, reúne cerca de dez exercícios feitos sequencialmente, sem intervalo.

13. Wellness coaching: é quase um personal. O coach na realidade ajuda o cliente a mudar os seus hábitos para ganhar saúde e bem-estar.

14. Treinamento esportivo: voltado para jovens atletas, ensina os fundamentos do tênis, basquete e outros.

15. Programa de incentivo para trabalhadores: mais uma vez, o foco é o trabalhador que geralmente fica horas sentado numa cadeira ou de pé, mas sem se mover. A ideia é promover a mudança de hábitos.

16. Boot Camp: atividade de alta intensidade que lembra o treinamento militar. Inclui exercícios que melhoram o condionamento cardiorrespiratório, força, resistência e flexilidade.


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