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segunda-feira, 3 de abril de 2017

Coloque o Treinamento Funcional e Cross Fit na sua rotina




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O treinamento funcional é simples e tem como base movimentos do cotidiano: puxar, agachar, levantar, empurrar, estender, flexionar, usando o próprio corpo para criar resistência/peso. Ou ainda, utilizando resistências/pesos externos, como elásticos e faixas, bolas e pequenas plataformas. Também são feitos exercícios de propriocepção – ou seja, a percepção do corpo através de um estímulo ou um movimento.

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O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. É uma modalidade de treinamento funcional de alta intensidade que se tornou um esporte. O objetivo é cumprir o WOD, sigla em inglês para treino do dia, custe o que custar. É realizado em séries que duram de 5 a 25 min em grupos onde todos fazem o mesmo WOD independente do nível de quem faz o exercício. Trabalha muito o condicionamento físico, com ênfase na resistência.

Explicando as características do Cross Fit

Movimentos funcionais: São aqueles que o preparam para a "vida diária'. Ou seja, movimentos que tenham transferência para as tarefas cotidianas.

Constantemente variados: "A rotina é o inimigo". Por isso, os nossos treinos mudam a cada dia, preparando o atleta para toda e qualquer demanda física necessária no dia a dia.

Alta intensidade: Não há dúvidas que maior intensidade é sinônimo de melhores resultados. No treinamento, ela provocará um aumento na sua capacidade de trabalho e, consequentemente, o fará atingir seus objetivos.

Para finalizar, o crossfit é um método de treinamento criado por Greg Glassman, que sistematizou o programa, e o baseou em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade, constantemente variados. Nesta prática estão exercícios como levantamento de peso e ginástica olímpica. Uma aula de crossfit garante um gasto médio de 450 a 750 calorias.Já o treinamento funcional mescla diferentes capacidades, e beneficia o corpo com mais resistência muscular, flexibilidade, potência e agilidade, por exemplo.

Até a próxima!
 



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