Curso online de Musculação do Iniciante ao Avançado

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Treinamento Abdominal






Os músculos abdominais representam grande importância na estabilização da zona lombar e no controlo do posicionamento do tronco no espaç. Fazem parte do tronco ântero-lateral e incluem o reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen.

O fortalecimento dos músculos abdominais assumem uma importância muito grande mas a grande questão é que na maioria das vezes não se sabe porquê ou para que serve.

Esse fortalecimento é de grande importância para a manutenção da postura correta (evitando o aparecimento dos desvios posturais) proporcionam um ajuste do nosso sistema musculoesquelético (ossos e músculos), fornecendo mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nossa coluna prevenindo assim o aparecimento de patologias como hérnia de disco, compressões discais, osteófitos marginais, entre outras.

A musculatura abdominal tem 3 funções básicas.

- A Estabilização é a principal função, pois ajuda a prevenir lesões na coluna, é fundamental uma vez que a utilizamos durante todo o dia quer estejamos sentados ou a realizar qualquer atividade.

- A Rotação é, segundo Paul Check, um dos pilares do movimento e é um exercício bastante completo pois para além de ser trabalhado em quase todas as atividades do dia-a-dia, é muito utilizada (fundamental) em desportos.

- A flexão do tronco é a função mais comum, exercitando os abdominais infra e supra oblíquo e o reto abdominal.

Nos treinos de abdominal o mais comum é utilizarmos exercícios que privilegiem a flexão do tronco em detrimento da rotação e da estabilização e isso não deveria acontecer pois tanto a estabilização como a rotação são fundamentais para uma boa postura, equilíbrio e prevenção de lesões na coluna e não só.

Devemos tratar a musculatura abdominal com a mesma atenção de qualquer outro grupo muscular, porém não vá achando que fazendo 2000 mil abdominais por dia você irá conquistar os gomos tão sonhados, tudo vai depender da sua dieta e treino. Varie movimentos, porções, ângulos, divida as séries de acordo com os objetivos, mas não deixe de treinar.

O curso Treinamento Abdominal  oferece ao profissional de Educação Física conhecimentos sobre anatomia e cinesiologia, fisiologia do exercício, prescrição de treino para a região abdominal e muito mais.




Comente:


Nenhum comentário:

facebook