Descubra os benefícios da Castanha do Pará








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Muito se fala das riquezas naturais de nosso Brasil. Com uma flora rica e diversa, cada região do país conta com espécies de plantas, flores e árvores únicas e especiais. Muitas delas são conhecidas pelas propriedades benéficas para o corpo humano de suas frutas e sementes e é justamente sobre isso que vamos abordar hoje. Temos certeza de que você já ouviu falar - e provavelmente já experimentou - a castanha-do-pará.

Seja pelos seus benefícios, seja pelo seu sabor, essa pequena oleaginosa faz muito sucesso entre os brasileiros, mas não somente. Já faz muito tempo que ela se difundiu pelo mundo e conquistou diversos adeptos nos quatro cantos. Apesar disso, ela não perdeu sua forte relação com nossa terra: lá fora ela é chamada de Brazilian Nut, ou, em bom português, "Castanha-do-Brasil".

Pois é. Típica das regiões úmidas da Floresta Amazônica, a castanha-do-pará é tão brasileira quanto qualquer um de nós. Você sabia, aliás, que essa pequena é a semente de uma árvore chamada Castanheira-do-Pará? O nome é bastante sugestivo!


Bastante versátil, a castanha-do-pará pode ser incorporada à alimentação de muitas formas. Ela é usualmente degustada como um aperitivo ou petisco. Isso se deve ao fato dela ser pequena e saborosa, ideal para ser comida em forma de porções. No entanto, como explicaremos mais à frente, apesar do sabor e da riqueza de nutrientes, ela deve ser apreciada com moderação.


Outras formas de incluí-la na gastronomia cotidiana é utilizá-la em forma de farinha, para substituir ou complementar a farinha de trigo. Ela vai muito bem em receitas de bolos, salgados, tortas e doces. Há, ainda, quem goste de utilizá-la cortada em pequenos pedaços para adicionar mais sabor e crocância aos alimentos.


UMA PEQUENA-GRANDE ALIADA DA SAÚDE

A castanha-do-pará é pequena apenas no tamanho. Quando o assunto é nutrientes e benefícios para a saúde, ela se transforma em uma gigante. Uma única semente possui grandes quantidades de gorduras boas, aquelas que reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis do colesterol bom (HDL).


Além de gorduras, ela também conta com grande volume de fibras. Esses nutrientes são fundamentais para a regulação e o bom funcionamento do intestino. Além disso, eles ajudam a prolongar a sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer diminua. Assim, ela também é uma excelente opção para quem está realizando dieta de emagrecimento.

A castanha brasileira ainda contém diversos outros benefícios em quantidades pra lá de significativas. Entre eles estão o magnésio, fósforo, zinco, vitamina E e vitamina B1. Ela também contém um mineral chamado Selênio, que merece uma explicação à parte mais aprofundada.

O selênio possui um efeito antioxidante poderoso, pois é essencial para a formação de uma enzima chamada glutationa peroxidase. Essa enzima é capaz de neutralizar os radicais livres do corpo, combatendo assim doenças do coração, neurológicas, inflamações e mesmo o envelhecimento precoce.

O selênio também é importante para o bom funcionamento da tireóide, pois ajuda na produção dos hormônios T3 e T4. Uma única semente possui nada menos do que entre 200 e 400 microgramas de selênio. Para se ter ideia de como ela é rica nesse mineral, saiba que um adulto precisa de algo em torno de 55 microgramas diários do nutriente.


Descubra os benefícios da Castanha do Pará Descubra os benefícios da Castanha do Pará Reviewed by Dani Souto EF on 16:09:00 Rating: 5

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