Uso do Treinamento Funcional com Cargas








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A prática regular do treinamento de força é capaz de promover inúmeras adaptações no corpo humano. O uso do treinamento funcional com cargas (TFC) vem se consolidando como uma estratégia empregada não apenas com o objetivo de promover o aprimoramento do desempenho físico, mas também voltado ao processo de reabilitação e prevenção de lesões. Pode parecer que sem a utilização de equipamentos e pesos como na musculação os exercícios seriam mais leves, mas usar o peso do corpo com o ocasional auxílio de acessórios é muito eficiente, desde que prescrito de forma correta, levando o aluno à altas intensidades de treinamento.


O treinamento funcional com cargas consiste em um conjunto de movimentos multiarticulares caracterizados por níveis de alta e baixa intensidade, que são realizados visando tanto a melhoria do controle, estabilidade e coordenação motora, via modulação do sistema nervoso central (core stability), como o aumento da massa muscular (core strength), sendo esta considerada uma adaptação ao treinamento de sobrecarga.

Esse tipo de treinamento está diretamente associado às adaptações neuromusculares que ocorrem em decorrência de uma melhor ação coordenada dos músculos agonistas, antagonistas, sinergistas e estabilizadores do movimento, no contexto das academias de ginástica, o mesmo se apresenta incluído nos programas de atividade física, sendo realizado em forma de circuito combinado (exercícios aeróbios e de força), de pessoas que buscam como principal objetivo alterações na composição corporal, em especial, redução dos níveis de gordura corporal.

A vantagem de usar o Treinamento Funcional para aumento de força muscular é trabalhar várias musculaturas ao mesmo tempo e com movimentos funcionais e menor sobrecarga direta sobre as articulações, como mencionei anteriormente.

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Uso do Treinamento Funcional com Cargas Uso do Treinamento Funcional com Cargas Reviewed by Dani Souto EF on 12:18:00 Rating: 5

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